Logon

Notícias

Sefaz-PE fará gerenciamento de projetos estratégicos

A Secretaria da Fazenda de Pernambuco (Sefaz-PE) está iniciando a implantação de seu Escritório de Gerenciamento de Projetos Estratégicos (EGP). O ponto de partida aconteceu na manhã desta sexta-feira (27), no auditório do edifício-sede da Sefaz, no Recife, quando o secretário Márcio Stefanni convidou seus secretários executivos, diretores e superintendentes para apoiar a implementação da ação.
 
“Tenho aprendido que para alcançar melhores resultados é fundamental: planejamento, om desenvolvimento de projetos e seu monitoramento. A nossa ideia com o EGP é justamente aprimorar o desempenho de nossos projetos e criar uma política de monitoramento mais intensa. Nós somos bons, mas queremos ir mais além, ser melhores. Acredito que o EGP nos ajudará nisso. Nossos projetos estratégicos serão guiados através dele, afinal, quando há um bom plano de voo é mais fácil passar com êxito pela turbulência”, ressaltou Monteiro.
 
A estrutura, que entrará em funcionamento pleno até dezembro deste ano, ficará responsável pela identificação e desenvolvimento de metodologias, orientação, treinamento, priorização, monitoramento e controle, coordenação da comunicação entre projetos e suporte ao planejamento, entre outras atribuições. Ao longo de 2015, o escritório irá monitorar, de forma experimental, três projetos-piloto. A partir de 2016, todos os projetos estratégicos da Secretaria passarão pelo crivo do EGP.
 
Segundo a superintendente de Planejamento Estratégico da Sefaz-PE, Mona Lygia Rêgo de Carvalho, as responsabilidades de um EGP podem variar desde o apoio ao gerenciamento de projetos até a responsabilidade real pela coordenação de um ou mais projetos. “Estamos iniciando, inclusive, uma pesquisa de maturidade organizacional para avaliar a atual percepção dos envolvidos com o gerenciamento de projetos estratégicos no ambiente da Sefaz-PE. Contamos com a participação de todos para construirmos juntos um EGP forte, que nos ajude a alcançar resultados ainda mais satisfatórios do que os que já conseguimos até agora ”, completou.
 
A pesquisa, que será realizada até o dia 6 de março com os secretários, diretores, superintendentes e gerentes responsáveis por projetos estratégicos, permitirá identificar e estabelecer um diagnóstico inicial para os trabalhos de implantação da governança, processos e metodologia do EGP. A pesquisa também fornecerá informações para a evolução e amadurecimentos do gerenciamento de projetos.

Mais recentes