Que pernambucano nunca teve a curiosidade de conhecer as histórias e memórias da do seu Estado. Com certeza, uma boa parte deles já. E no que diz respeito às estórias desta Secretaria, quem trabalha ou trabalhou por aqui, com certeza tem inúmeras curiosidades. Para resgatar um pouco da história de Pernambuco e da  sua centenária Secretaria da Fazenda, foi inaugurado nesta quarta-feira (21) o Espaço Memorial SEFAZ, criteriosamente planejado e concebido.

​Com um amplo ambiente, moderno, interativo e um riquíssimo acervo, o espaço foi apresentado em uma sessão solene e restrita, inicialmente, aos gestores da SEFAZ-PE, que na data celebraram o feito. O Memorial tem lugar no térreo e primeiro andar do Edifício Sede da SEFAZ-PE, na Rua do Imperador, São José, que foram restaurados para receber uma tecnologia de ponta, que conta a trajetória fazendária no Estado de Pernambuco de uma forma marcante e inspiradora a todos os públicos. 

Idealizado pelo secretário Estadual da Fazenda, Décio Padilha, que é auditor fiscal concursado há mais de 28 anos, o projeto se expandiu, ganhou parcerias e força, e teve a gestão da Secretaria Executiva de Coordenação Institucional – SCI, por meio do Comitê Técnico formado pelo secretário executivo, Fábio Henrique, e os superintendentes Walclécia Santos (SGP), Daniella Myriam (SGF) e Alfredo Ottoni (SUAD). 

Ao lado da família e de seus colegas da “lida" fazendária, Décio Padilha abriu e participou de todo o roteiro de inauguração, que contou com orquestra de frevo, cordel, homenagens, descerramento de placa, além de muita emoção: “Nós fazendários, temos o papel e o dever de manter e contar a história de Pernambuco, porque a história de Pernambuco é a história da Fazenda e é ela que nos mantem em pé, sempre apaixonados. Agradeço demais por a gente concluir esse sonho que começou em 2019". 

Para o secretário executivo, Fábio Soares, o momento foi de agradecimento ao secretário da Fazenda pela proposição do desafio e confiança depositada para conduzir os trabalhos, realização e alegria: “Décio deu-nos essa missão, que foi cumprida com comprometimento, empenho e dedicação de todos os envolvidos: comitê, técnicos da SEFAZ e parceiros, e, agora, está sendo entregue a toda a sociedade pernambucana. Meus agradecimentos a todos vocês".

A construção do Espaço Memorial SEFAZ contou com o apoio do BID como agente financiador do PROFISCO II e com a atuação de importantes parceiros e fornecedores no desenho arquitetônico, nas obras civis, na requalificação e modernização da biblioteca, com destaque ao Arquiteto Igor Barros, a museóloga Rosélia Rocha e à empresa MediaTeam, que atuaram nos moderníssimos Projetos Conceituais e  Expográficos. 

A superintendente de Gestão de Pessoas, Walclécia Santos, afirmou: “Esse foi um projeto desafiador, executado em tempo recorde e que contou com uma equipe gigante, comprometida com a entrega de um Espaço de história e memórias, um legado para os fazendários e para toda sociedade. Foi uma honra participar desse projeto". 

A história no presente - O Espaço Memorial SEFAZ foi criado com o objetivo de proporcionar o reconhecimento, a proteção e a valorização da memória e do património histórico da Secretaria da Fazenda do Estado de Pernambuco, bem como promover a dinamização das ações educativas da Gerência do Programa de Educação Fiscal. 

O Memorial é composto por ambientes expositivos e informativos, que resgatam e contam a história da SEFAZ-PE a partir de um viés interativo e tecnológico. Contempla as obras do pernambucano Cicero Dias por ele mesmo, como também a Biblioteca, que foi inaugurada em 1970 e possui um rico acervo, com destaque ao Direito Tributário.

 

Conheça o Espaço Memorial SEFAZ:

 ·         CÍCERO DIAS POR ELE MESMO (AUDIODESCRIÇÃO)

Ambiente situado no hall de entrada do edifício, dá início ao circuito de visitação. Através de uma narração feita por áudio, é possível conhecer o primeiro dos quatro painéis do artista Cícero Dias, que compõem o memorial, intitulado "Engenhos de Cana de Açúcar". O painel possui dimensão de 5,72 X 1,10 m e a técnica utilizada foi a pintura sintética.

·         COLETORIA

O ambiente retrata de forma simbólica as antigas coletorias já se faz, que existiram na cidades do interior de Pernambuco. As coletorias tinha um papel de fiscalizar e recolhe os impostos dos contribuintes, assim como realizar todos os pagamentos dos municípios. Ao longo do tempo e com a ampliação dos bancos, as coletorias foram perdendo sua funcionalidade. Atualmente algumas das antigas coletorias funcionam como as Agências da Receita Estadual.

·         LINHA DO TEMPO​

Ambiente que retrata os principais marcos de evolução da Sefaz-PE ao longo de sua história. Os marcos contemplam desde a sua criação e seus processos de modernização até seus dias atuais.

·         CÍCERO DIAS POR ELE MESMO (HOLOGRAFIA 1)

Através de uma projeção holográfica, apresenta-se o painel intitulado "Paisagem Praieira (O mar visto da praia)", feito com a técnica da pintura sintética e que possui dimensão de 5,72 X 1,10 m.

·         ESCADA MONUMENTAL

A escada que liga o térreo e primeiro andar é um elemento marcante do edifício, que foi construído em linhas modernistas. Nela são projetadas imagens de obras de Cícero Dias e trechos de homenagens feitas por personalidades brasileiras e internacionais ao artista.

·         MAIS QUE UM COFRE

O ambiente apresenta uma projeção holográfica de um personagem que retrata o Tesoureiro Geral e explana sobre a forma de recolhimento dos tributos, bem como sua utilização para o pagamento das contas do Estado.

·         CÍCERO DIAS POR ELE MESMO (HOLOGRAFIA 2)

Na holografia 2, é possível conhecer o terceiro painel pintado por Cícero Dias, situado no pavimento térreo, intitulado "Paisagem Praieira (A praia vista do mar)". Este painel também possui técnica em pintura sintética e dimensão de 5,72 X 1,10m.

·         PAINÉIS EXPOSITIVOS SUSPENSOS

Espaço dedicado ao artista Cícero Dias, onde é retratada a sua história com a Sefaz, desde a pintura dos nove murais até suas restaurações. Das nove obras, quatro estão localizadas no Espaço Memorial Sefaz, duas no auditório Edifício Sede e as demais não foram possíveis restaurar.

·         BALCÃO EXPOSITOR

Ambiente que resgatar a memória afetiva dos Fazendários. Contém imagens, objetos e documentos que fizeram parte da sua rotina de trabalho na secretaria momentos de celebração.

·         HALL INTERATIVO

Ambiente informativo onde é possível conhecer os secretários que passaram pela Sefaz e os feitos de cada gestão. Além disso, possui uma versatilidade permite sua utilização para apresentar outros conteúdos relativos aos fazendários.

·         CINEMA INTERATIVO

Ambiente destinado à Educação Fiscal, onde são apresentados vídeos e quizzes que inserem os visitantes na temática de forma lúdica.

·         CÍCERO DIAS POR ELE MESMO (HOLOGRAFIA 3)

A holografia 3 apresenta o quarto e último painel do Espaço Memorial Sefaz. Intitulado “Canavial", esse painel possui técnica de pintura sobre alvenaria de tijolo cerâmico e tem dimensão de 5,86 X 2,86m.

·         MERCADO DO FUTURO

Ambiente que tem a proposta de conscientizar os visitantes sobre a importância do exercício da cidadania ativa, através do pedido da nota fiscal. Contém imagens de produtos com QR Code, onde os visitantes simulam compras escolhe pagar ou não os tributos.

·         BIBLIOTECA

Fundada em 1970, ao longo do seu tempo se tornou uma biblioteca especializada em direito tributário. Hoje, incorporado ao Espaço Memorial Sefaz, está completamente modernizada e informatizada. Possui estantes interativas, sofás modulares com tabletes disponíveis para consultas e leituras, além de cabine de estudo.

·         SALA IMERSIVA

O ambiente leva o visitante a refletir sobre o conteúdo recebido ao longo do circuito de visitação. A sala imersiva é composta por seis tubos, com sensores de presença e áudios informativos, que exibem temáticas relacionadas à construção de uma sociedade mais igualitária.

​·         GALERIA DOS SECRETÁRIOS

Ainda que não faça parte do circuito do Memorial, a galeria dos secretários, situada no hall dos elevadores, também passou por uma modernização.

​