Numa parceria entre a Secretaria da Fazenda (Sefaz-PE) e a Secretaria de Defesa Social (SDS), através das suas escolas corporativas - Escola Fazendária (Esafaz) e Academia de Polícia Civil (Acadepol) - respectivamente, foram iniciadas nesta segunda-feira (10/06) as aulas teórico-práticas da capacitação em inteligência fiscal que atende à segunda fase do processo seletivo para preenchimento de duas vagas na Diretoria de Inteligência Fiscal (DIF), da SEFAZ. 

A fim de democratizar o acesso às vagas na DIF, o processo seletivo dos servidores fazendários obedeceu e aprimorou alguns critérios já adotados noutra seleção, em 2001, que contemplou meritocracia e a análise curricular. A capacitação, dividida em 12 módulos, tem uma carga horária total de 67 horas/aula, e conta com 19 participantes, sendo 16 servidores da Sefaz-PE e três servidores fazendários de outros Estados, numa parceria interestadual da DIF, durante o Encontro Nacional de Inteligência Fiscal (ENIF), no mês de maio, em Cuiabá/MS. A previsão de término das aulas é no dia 28 de junho. 

A seleção e a capacitação têm como propósitos paralelos: habilitar os servidores para atuar nas unidades fazendárias em que estejam lotados num viés em inteligência fiscal; formar uma rede de colaboração despertando um olhar investigativo sobre as atividades cotidianas nas auditorias; na formação de um banco de talentos para a própria DIF e, também, utilizar os conhecimentos de inteligência fiscal adquiridos na capacitação para que sirvam na melhoria contínua de suas habilidades. 

Há previsão de que a parceria entre as escolas corporativas possa se estender e a capacitação em inteligência fiscal tenha um segundo momento para o próximo semestre de 2019, apresentando novos módulos com conhecimentos complementares e outros mais avançados. 


Site_curso.jpg