Empresário acusado de liderar grupo criminoso foi preso na manhã desta quarta-feira (08/04), em um condomínio de luxo em Serrambi, Litoral Sul de Pernambuco. Operação Reditus foi desencadeada em dezembro de 2019 e já resultou na prisão de quatro acusados de interceptar carga de combustível e distribuir o material roubado a postos de gasolina do Estado.

Um empresário acabou preso na manhã desta quarta-feira (08/04) durante a Operação Reditus, que integrou as Secretarias de Defesa Social (SDS) e da Fazenda (Sefaz) de Pernambuco e o Ministério Público (MPPE). O empresário estava em um condomínio de luxo na praia de Serrambi, Litoral Sul do Estado, quando, por volta das 6h, foi capturado por policiais militares do 18º Batalhão da PMPE. Ele era alvo de mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça Estadual desde dezembro, quando teve início a operação, que investiga uma rede de interceptação e distribuição de combustível roubado.

Apontado como líder da quadrilha, preso nesta manhã, é acusado de comandar um esquema suspeito também de sonegar pelo menos R$ 7 milhões em impostos. Ele foi localizado a partir da atuação dos setores de Inteligência das Polícias Civil e Militar, após quatro meses de busca. Com o acusado, apreenderam-se também celulares, computadores e outros aparelhos que passarão por perícia. Além disso, uma auditoria será realizada pela Sefaz para quantificar o montante que deixou se ser arrecadado pelos cofres públicos.

Ele foi autuado na Delegacia de Polícia Civil do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife. "Este era o último foragido dessa organização criminosa, pois já havíamos conseguido prender outros três integrantes", explica o comandante do 18º BPM, tenente-coronel Fiquene. 

Segundo o coordenador de Administração Tributária da Sefaz, Anderson Freire, a ação é emblemática, uma vez que o setor de combustíveis é um dos que mais contribuem para o recolhimento de impostos em Pernambuco. "Trata-se de um setor que gera, em média, uma arrecadação de R$ 300 milhões ao mês. Quando retiramos uma quadrilha especializada em lesar o erário nessa área vital, passamos uma mensagem importante: a de que o Estado continuará a buscar a punição de quem tenta burlar o fisco e prejudicar toda a sociedade", ressalta.​