​Destaque nacional, Pernambuco segue líder no ranking de Qualidade de Informação Contábil e Fiscal. Resultados divulgados pela Secretaria Nacional do Tesouro Nacional-STN, nesta quarta-feira (24.11), mostram que, na publicação realizada em dezembro de 2020, com base nos dados de 2019, o estado ficou em primeiro com 94,7% de acertos. Nesta de 2021, que avaliou os dados de 2020, o estado ficou com 96,4 %, seguido por Mato Grosso do Sul e de Rondônia. A publicação se baseia nos dados transmitidos pelos estados, Distrito Federal e municípios, por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro - SICONFI.

De acordo com a STN, o ranking tem como objetivo melhorar a qualidade e a consistência das informações contábeis e fiscais prestadas pelos entes da Federação. As informações são avaliadas sob quatro dimensões: Gestão da Informação, que verifica aspectos relativos ao envio e à gestão das informações enviadas ao SICONFI; Informações Contábeis, que avaliam os dados contábeis e a consistência dos demonstrativos, inclusive a adequação às regras do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público – MCASP; Informações Fiscais, que avalia os dados fiscais e a consistência dos demonstrativos, inclusive a adequação às regras do Manual de Demonstrativos Fiscais – MDF e Informações Contábeis X Fiscais, que verifica a consistência das informações mediante o cruzamento das informações contábeis e fiscais.

O contador Geral do Estado, Paulo Francisco Ferreira, explica que o ano de 2020 trouxe muitos desafios e que em um curto espaço de tempo, a equipe da Secretaria Estadual da Fazenda teve que se adaptar a novas formas de trabalho, bem diferentes  às dos anos anteriores.  ”Apesar disso, esse resultado nos mostra que estamos conseguindo cumprir o nosso dever de fornecer informações úteis e confiáveis à sociedade. Estamos no caminho certo. Isso é fruto do trabalho conjunto e da dedicação de todos que fazem parte da nossa Contadoria, das setoriais contábeis das secretarias, das entidades da administração indireta e dos demais poderes, além dos demais setores da SEFAZ-PE. Sem o apoio de todos,  esse resultado não teria sido possível”.

Opinião corroborada pelo Secretário Executivo do Tesouro Estadual, Flavio Mota, que exalta: “Parabéns à nossa Casa. É um resultado notável para a Gestão Fazendária e para o Governo de Pernambuco. Tivemos um biênio de muito trabalho, muita competência e pujança na área contábil. Precisamos compartilhar os resultados com a sociedade e com todo o Brasil”.
​​
Para o secretário da Fazenda, Décio Padilha, o estado de Pernambuco atinge o primeiro lugar no Ranking Nacional por acreditar que a transparência é um valor extremante relevante na administração pública e completa: “Os auditores da Contadoria Geral do Estado da Secretaria da Fazenda demonstraram muita dedicação compromisso e espírito público neste trabalho de melhoria na prestação de informações e elaboração dos relatórios contábeis e fiscais . Um verdadeiro orgulho para o governo do Estado de Pernambuco”.

Os detalhes de desempenho dos Estados em cada um dos itens de verificação do Ranking podem ser consultados em: https://ranking-municipios.tesouro.gov.br/estados​