​A Secretaria do Tesouro Nacional divulgou o resultado do Ranking de qualidade da informação contábil referente aos dados de 2021. O Estado de Pernambuco manteve o conceito máximo (Aicf) no indicador da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal do SICONFI, que é uma atribuição de notas para o desempenho dos entes no Ranking conforme o seu desempenho. São 5 níveis que vão da letra A (Aicf) até a letra E (Eicf). Para obter o Aicf os Entes precisam alcançar nível de desempenho igual ou superior a 95% do total da avaliação. A performance de Pernambuco foi de 96,6%.

De acordo com a STN, o ranking tem como objetivo melhorar a qualidade e a consistência das informações contábeis e fiscais prestadas pelos Entes da Federação. As informações são avaliadas sob quatro dimensões:  Gestão da Informação, que verifica aspectos relativos ao envio e à gestão das informações enviadas ao SICONFI;  Informações Contábeis; que avalia os dados contábeis e a consistência dos demonstrativos, inclusive a adequação às regras do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público – MCASP; informações Fiscais, que avalia os dados fiscais e a consistência dos demonstrativos, inclusive a adequação às regras do Manual de Demonstrativos Fiscais – MDF e as Informações Contábeis X Fiscais, que verifica a consistência das informações mediante o cruzamento das informações contábeis e fiscais.

Para Paulo Ferreira, contador Geral do Estado, as frequentes primeiras posições do estado de Pernambuco não foram obra do acaso, mas sim fruto de um trabalho de excelência. Para efeito de comparação, MS e RO, 2º e 3º em 2020, caíram para 8º e 15º no ranking de 2021. “PE mostra consistência. Na primeira avaliação fomos o 6º, depois 1º duas vezes, e nessa recente avaliação figuramos em 4º lugar, todavia sempre dentro do conceito máximo “A" no indicador da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, que considera pontuação em cinco níveis que vão da letra A até a letra E. Parabéns, equipe CGE. Mais uma vez somos destaque no Ranking nacional da STN", completa.

Para o secretário Executivo do Tesouro Estadual, Flávio Mota, o “Rigor nos processos, fidedignidade nos registros, coerência nos cruzamentos, fluência no diálogo com os diversos estamentos contábeis do estado. Coesão, consistência e consequente credibilidade na produção dos diversos documentos e relatórios, são notórias e exprimem com clareza e precisão a realidade fiscal de nosso estado".

Flávio Mota ainda destacou a conquista, resultado de um trabalho bem feito pela equipe. “O resultado não assombra – é fruto do copioso, meticuloso e competente trabalho executado por nossa Contadoria Geral, em progressivo aperfeiçoamento. A cada ano, novos parâmetros são aferidos neste compêndio e , não obstante, não somente o conceito de excelência é mantido, mas a nota geral, o cumprimento destes requisitos é superado, gradualmente! Parabéns à combativa e vencedora CGE", completa Flávio Mota.

Os detalhes de desempenho dos Estados em cada um dos itens de verificação do Ranking podem ser consultados em: https://ranking-municipios.tesouro.gov.br/estados.