A Superintendência de Planejamento Estratégico (SPE) iniciou, em janeiro de 2019, o novo modelo de monitoramento do Planejamento Estratégico da Secretaria da Fazenda (Sefaz-PE) através de reuniões com periodicidade mensal para cada uma das áreas (CAT, CTE e SCI) acompanharem os seus projetos estratégicos priorizados, no inicio do ano, pelo secretário da fazenda. 

Além dos projetos, o secretário da Fazenda, Décio Padilha, também definiu os indicadores estratégicos para acompanhamento de cada uma das pastas. Desde então, já foram realizadas quatro rodadas de monitoramentos, com a participação do próprio secretário, do coordenador da Administração Tributária, Anderson Freire, o coordenador do Tesouro Estadual, Flávio Mota, o secretário de Coordenação Institucional, Ronaldo Acioly, os diretores, gerentes e envolvidos com os projetos, além da Superintendência de Tecnologia da Informação e a SPE. 

Na rodada de monitoramento da administração tributária do mês de maio, ocorreram duas reuniões: a primeira, dia 07/05, para os projetos e a segunda, dia 15/05, para as Metas de Arrecadação. 

No primeiro encontro, foram apresentadas informações consolidadas sobre o estágio de concepção e avanço de cada projeto estratégico da CAT até o mês de abril. Com percentual de execução, riscos de atrasos, cronograma de execução e o registro de problemas. Nesse momento da apresentação, cada gerente discorreu sobre a situação dos projetos sob sua responsabilidade e foram traçadas estratégias para o encaminhamento e solução dos eventuais desvios. A SEFAZ tem hoje 20 projetos no seu portfólio estratégico, dos quais a maioria está sob a responsabilidade da CAT, dentre eles a "Implantação da Sistemática e Sistemas para Controle da Nota Fiscal Solidária". 

Na segunda reunião, foram apresentados os resultados das metas globais da Sefaz-PE que estão sob a responsabilidade da CAT. A CAT acompanha atualmente metas de arrecadação do ICMS geral, por regional e por segmentos, valores mensais e o acumulado do ano. Além disso, acompanha também informações do IPVA. O Secretário destacou que o ritmo de arrecadação do ICMS está muito bom e avaliou que as ações de cobrança do IPVA, com ampla divulgação na imprensa da notificação dos débitos que estão na fase administrativa, irão trazer bons resultados. 

O monitoramento do mês de maio na SCI contou com uma participação externa à SEFAZ, da equipe da Secretaria de Administração, que apresentou ao Secretário da Sefaz-PE o projeto de Implantação da Nova Gestão de Pessoas e da Folha de Pagamento do Estado.