A Secretaria da Fazenda de Pernambuco entra em 2020 com modernização e transformação digital.  A nova era do Fisco pernambucano se dá a partir da implantação da Solução de Big Data e Analytics, adquirida para permitir a ingestão dos grandes volumes de dados em seu formato nativo, estruturados ou não estruturados, seja sua fonte interna ou externa à SEFAZ/PE, alcançando o tráfego de milhões de arquivos diariamente.

“A solução permite a transformação dos dados, execução de rotinas de Aprendizado de Máquina e Mineração para obtenção de novas percepções dos dados, dispondo de alto poder de processamento paralelo para garantir a execução das consultas em curtas janelas de tempo", explica a superintendente de TI da Sefaz-PE, Danielle Campello.

O Big Data e Analytics garantem a disponibilidade e visualização de informações através de relatórios e painéis, exploração avançada dos dados para descoberta de conhecimento, criação de cruzamentos e malhas-finas, elaboração de rotinas de análise preditiva e prescritiva e processamento de algoritmos estatísticos e de Inteligência Artificial.

Com a implantação iniciada desde setembro passado, por meio da instalação e configuração dos equipamentos, o trabalho vem tendo sequência através de contínuos treinamentos técnicos e de gestão, coordenados em parceira com a ESAFAZ, além do desenvolvimento de projetos com empresa especializada contratada no Edital.

São 3.840 horas de consultoria técnica no site para carga das Notas Fiscais (NF-e e NFC-e), desenvolvimento de algoritmos de Mineração de Dados para construção da Pauta Fiscal de Bebidas Quentes, incorporação dos demais documentos eletrônicos, migração dos Data Marts Corporativos para a nova plataforma, construção de cruzamentos de dados para a Malha-Fina, além de novos treinamentos e projetos conforme demanda das Áreas do Negócio.

Danielle Campelo explica que diariamente são gerados em média 2,5 milhões de documentos eletrônicos de consumidores e já na primeira entrega do projeto conseguimos processar (extração, análise, gravação e validação) esse volume em apenas 30 minutos. "Desde o último dia 04 de dezembro, o processo diário de carga das notas é executado, alimentado uma base para consultas com alta capacidade de processamento", conclui Danielle.​