Dia 21 de setembro é uma data duplamente especial para Pernambuco. É um dia histórico e simbólico para a Secretaria da Fazenda, quando celebra os seus 132 anos de fundação. E também dia de celebrar a importância vital do trabalho que os Auditores Fiscais desempenham para prover, com justiça fiscal, a arrecadação necessária ao financiamento das políticas públicas, na gestão financeira e na administração tributária do Estado ao longo de sua história.
Desde sua fundação, em 21 de setembro de 1891, a Secretaria da Fazenda tem desempenhado um papel essencial na arrecadação de recursos financeiros para o Estado, permitindo que o governo estadual cumpra suas responsabilidades, como a prestação de serviços públicos, investimentos em infraestrutura e programas sociais. Além disso, a administração tributária desempenha um papel importante na promoção da equidade fiscal e na garantia de que todos os cidadãos e empresas contribuam de acordo com sua capacidade.
Ao longo desses 132 anos, a Secretaria da Fazenda de Pernambuco tem enfrentado uma série de desafios e transformações, adaptando-se às mudanças econômicas, tecnológicas e sociais. É um testemunho de sua resiliência e importância contínuas que tenha alcançado essa marca histórica. Ela é a própria narrativa da busca pela cidadania.
Neste aniversário, é uma oportunidade para refletir sobre o passado, reconhecer as realizações que por décadas vem integrando-se às mais diversas forças tarefas em épocas distintas e ajustando-se às mais desafiadoras conjunturas políticas e socioeconômicas, e olhar para o futuro. À medida que Pernambuco continua a evoluir, a Secretaria da Fazenda desempenhará um papel crítico na promoção do desenvolvimento econômico, na garantia da estabilidade financeira do Estado incentivando a conformidade fiscal e a simplificação dos processos, serviços e normas.
Parabéns à Secretaria da Fazenda de Pernambuco por seus 132 anos de dedicação ao serviço público e à gestão financeira do Estado. Que continue a desempenhar um papel fundamental no futuro de Pernambuco.
Parabéns aos Auditores Fiscais por suas realizações passadas e por seu compromisso contínuo com um futuro sólido e próspero para Pernambuco e seus cidadãos.
Registro o meu reconhecimento e respeito por todos os Auditores Fiscais aposentados e em atividades que contribuíram decisivamente na construção da Sefaz-PE.
Deixo meu abraço fraterno na expectativa de poder contribuir com esta instituição,
Wilson José de Paula
Secretário da Fazenda de Pernambuco