A Secretaria da Fazenda do Estado de Pernambuco (Sefaz-PE), por meio da Diretoria de Fiscalização, Atendimento e Controle das Fronteiras - DFA, apreendeu 100 mil maços de cigarro, avaliados em aproximadamente R$ 500 mil. A ação foi realizada na noite da última sexta-feira (30) durante uma fiscalização de rotina nas estradas circunvizinhas ao Posto Fiscal do Ibó pelos auditores fiscais da respectiva Unidade Fiscal.

Na ocasião, os cigarros estavam sendo transportados escondidos dentro de um caminhão baú. Durante a abordagem da fiscalização, o motorista do veículo tentou apresentar uma nota fiscal de 32 mil kg de gesso no intuído de acobertar a circulação das mercadorias transportadas.

Após remoção do caminhão para o pátio do posto fiscal e realização de minuciosa conferência da mercadoria, foram identificadas 200 caixas de cigarros colocadas de maneira camuflada no meio do gesso transportado. A ação fiscal gerou um crédito tributário de R$ 275 mil em favor do Governo do Estado de Pernambuco, devidamente pago.