O Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais (Encat), em parceria com a Secretaria da Fazenda de Pernambuco (Sefaz-PE) e com a Associação Brasileira de Automação para o Comércio (Afrac), realizou na última quinta-feira (22/11) o 4º Seminário de Inovações Tecnológicas para NFC-e (Inova NFC-e)  no Grand Mercure Hotel,  em Boa Viagem. O evento teve como objetivo apresentar as inovações tecnológicas desenvolvidas pelas empresas de tecnologia da informação relacionadas à utilização da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e). Na ocasião, diversos técnicos, diretores, gerentes e auditores da Sefaz-PE estiveram presentes. O coordenador geral de Política Tributária da Sefaz-PE, Roberto Abreu e Lima, representou o secretário da Fazenda, Marcelo Barros.

"Atualmente, cada vez mais as empresas estão inovando em tecnologia da informação e os fiscos estaduais precisam acompanhar essa evolução. O evento pretende debater novas tecnologias, principalmente na área de emissão de nota fiscal eletrônica. Os estados também têm buscado discutir todos os documentos que hoje são emitidos em papel. A tendência, no curto prazo, é que todos eles sejam emitidos digitalmente. Isso vai exigir de nós um arcabouço tecnológico para analisar essas informações e acompanhar o contribuinte da melhor forma", apontou Roberto Abreu e Lima.

O coordenador geral do Encat, Eduardo Almeida, participou da abertura do evento e falou sobre a importância da concepção do Inova NFC-e e das parcerias com entidades do setor privado por parte dos fiscos estaduais.  "Com a criação da NFC-e vimos a necessidade de criar um ambiente para que as empresas apresentassem as soluções que estavam construindo para os contribuintes emitirem os documentos. Nossa primeira feira foi no Amazonas, cinco anos atrás. Desde o ano passado montamos uma parceria com a Afrac, que tem interesses relacionados ao desenvolvimento de equipamentos e softwares para contribuintes", afirmou.

Ao todo, cinco empresas apresentaram seus empreendimentos mais relevantes na área de emissão de NFC-e, através de palestras que compuseram a maior parte do evento. Além disso, 11 empresas possuíam lugares fixos para apresentação de seus serviços e representantes de 276 estiveram presentes no evento.

GT ENCAT

Nos dias 20 e 21 de novembro, a Sefaz-PE sediou o encontro trimestral do Grupo Técnico (GT) da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica do Encat. O encontro é realizado tradicionalmente no em São Paulo, mas ocorreu em Pernambuco por conta da realização do Inova NFC-e no Recife.

A Escola Fazendária da Sefaz-PE (Esafaz) e a Diretoria de Planejamento e Controle da Ação Fiscal (DPC) organizaram o os debates, que ocorreram na prédio da Sefaz-PE na avenida Cruz Cabugá e no Edifício San Rafael. Representantes dos fiscos estaduais e da Afrac participaram das reuniões.