A Secretaria da Fazenda de Pernambuco (Sefaz-PE) por meio da Superintendência de Gestão de Pessoas (SGP), junto ao Instituto Cultural Raul Córdula (ICRC), promoveu, na terça-feira (30), a palestra do artista plástico, curador, professor e crítico de arte Raul Córdula intitulada "O muralismo no Recife".

O evento foi realizado no auditório do edifício Sede e teve ampla participação do público, com a presença de estudantes, artistas e, principalmente, de servidores. Durante a palestra, Córdula falou sobre as características da arte muralista e a importância das obras em ambientes públicos. "Uma característica do muralismo recifense é se aproximar do povo, retratando a sociedade. Além disso, os murais têm uma característica de estarem presentes em prédios, como esse da Sefaz. E esses murais possuem um valor patrimonial imenso, que valoriza o edifício, se tornando parte essencial desse lugar", comentou Raul. 

A Sefaz abriga em seu prédio seis murais do artista pernambucano Cícero Dias, as obras são consideradas como os primeiros murais abstratos da América Latina. Córdula, além de apresentar os murais de Cícero Dias, contextualizando sobre sua técnica e importância na história da arte, apresentou imagens de murais no Recife e em Olinda produzidos por artistas como Abelardo da Hora, Tereza Costa, Jota Mendes, Francisco Brennand e outros. 

Para a Superintendente de Gestão de Pessoas, Ana Paula Xavier, a presença de Raul Córdula foi especial, principalmente para falar sobre o assunto. "É um prazer imenso trazer um convidado como esse. No ano em que o Espaço Cultural Cícero Dias completa 10 anos, nada melhor do que um profissional como Raul para falar sobre a arte do Muralismo que está presente em nosso ambiente de trabalho", declarou Ana. 


site