A solicitação de "Adesão ao Sistema de Fiscalização Eletrônica" sobre o transporte de mercadoria, deve ser realizada através do Portal de Atendimento >> Protocolo Digital, Abertura de Protocolo >> Opção “Solicitação Geral”
Portal de Atendimento https://atendimento.sefaz.pe.gov.br/
📌DOCUMENTOS NECESSÁRIOS (Cópias legíveis) que devem ser anexados ao pedido:
- ▪️REQUERIMENTO📄 assinado pelo contribuinte/responsável legal.
- Para assinar digitalmente com a conta gov.br - clique aqui
- ▪️Documento de identificação do requerente ou representante legal (que assina o requerimento).
- ▪️Procuração (Se houver);
▪️Contrato de aluguel, comodato, título de propriedade ou outra espécie de documento em direito admitido que comprove a existência e posse legal de instalações no endereço descrito no documento de solicitação que tenham condições físicas para a atender a hipótese de necessidade de manutenção de mercadorias irregulares até que sejam sanadas as exigências legais;
▪️ Informar a geolocalização do endereço descrito no documento de solicitação.
📌INFORMAÇÕES ADICIONAIS
▪️ Não há necessidade de pagamento da Taxa de Análise da Solicitação do Credenciamento- TFUSP, estabelecida na Lei nº 16.217/2017, para efetuar essa solicitação;
▪️ Base legal: Decreto 52.053/2021 e Portaria 190/2021
Principais regras e alterações
1) O QUE É A FISCALIZAÇÃO ELETRÔNICA?
(art. 1º, Anexo 32 do Decreto nº 44.650/2017)
A “Fiscalização Eletrônica" das operações envolve o transporte de mercadorias:
a) FISCALIZAÇÃO ELETRÔNICA = CANAL EXPRESSO;
b) Não depende de CREDENCIAMENTO (a norma é quem estabelece a sujeição);
c) Alcança todos os MODAIS de transporte.
2) QUEM ESTÁ OBRIGADO À FISCALIZAÇÃO ELETRÔNICA?
(art. 4º, Anexo 32, Decreto nº 44.650/2017)
a) Contribuinte inscrito, que exerça atividade de transporte de carga, armazenagem ou correio;
b) No caso do transporte iniciado em outra UF:
- o redespachado, o subcontratado, o armazém geral ou operador logístico que possua contrato devidamente registrado na SEFAZ;
- a matriz ou a filial do transportador de outra UF.
3) O QUE É O TERMO DE RETENÇÃO DE NOTA ELETRÔNICO – TRN-E?
(art. 6º, Anexo 32, Decreto nº 44.650/2017
O Termo de Retenção de Nota Eletrônico – TRN-e é:
a) De existência apenas digital (representação gráfica através do DATRNE);
b) Notificado, obrigatoriamente, pelo Domicílio Tributário Eletrônico – DTe (pode ser informado por email e disponibilizada consulta pública).
4) QUAL A RESPONSABILIDADE DO TRANSPORTADOR?
(art. 8º, § 2º, Anexo 32 do Decreto nº 44.650/2017)
O transportador ou responsável fica obrigado a:
a) Guarda da mercadoria, quando houver a lavratura do TRN-e, até que a SEFAZ conceda autorização de entrega, por meio do e-Fisco;
b) Acompanhar, pelo e-Fisco (consulta pública), a situação do processamento dos documentos fiscais da carga e a condição da Nota Fiscal retida, ANTES da entrega ao destinatário.
5) TRANSFERÊNCIA DE RESPONSABILIDADE PELA GUARDA
Pode ocorrer:
a) Para terceiros, desde que atenda aos mesmos requisitos do responsável inicial e assine termo concordando (art. 8º, § 3º, Anexo 32 do Decreto nº 44.650/2017); e
b) Para a SEFAZ, desde que comprove a impossibilidade de armazenar a mercadoria retida (art. 8º, § 2º, inciso II, Anexo 32 do Decreto nº 44.650/2017).
6) CONSULTA PÚBLICA DO MDF-E
📌 Informa a situação do processamento do MDF-e no momento da consulta.
◼ Ela está disponível no efisco, em: Tributário >> Transportadoras>> Terminal Multimodal >> Consultar MDF-e:
https://efisco.sefaz.pe.gov.br/sfi_trb_gof/PRConsultarMdfe
◼ Essa consulta permite:
- Fazer o acompanhamento do MDF-e (autorização e recebimento pela SEFAZ-PE);
- Ver a situação do MDF-e – ITEM 6.1 (encerrado, processado, não processado, etc);
- Verificar se houve (ou não) a geração do TRN-e -Termo de Retenção de Nota Eletrônico ITEM 6.2.
6.1) SITUAÇÃO DO MDF-E
📌 Se a situação do MDF-e estiver ENCERRADO: pode ter ou não ocorrido a geração do TRN-e
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6.2) NÚMERO DO TERMO
- Para saber se houve a geração do TRN-e, verifique a coluna Número do Termo.
- 📌Se, na coluna “Número do Termo", aparecer algum número, indica que houve a geração do TRN-e e o transportador somente deverá entregar a mercadoria ao destinatário quando a situação da nota for “Liberada".
- ◼ Sempre que houver a geração do TRN-e, será necessário consultar o motivo da retenção na coluna “Situação da NF-e";
- ◼ A nota só será liberada quando a pendência, que motivou a retenção, for resolvida;
- ◼ Para verificar as pendências, realize a consulta do item a seguir (ITEM 6.3).
- ◼ Em seguida informe ao destinatário o número do TRN-e e o número do registro da nota para que ele possa providenciar a liberação junto à SEFAZ, conforme orientações no nosso portal:
https://www.sefaz.pe.gov.br/Servicos/Paginas/Libera%C3%A7%C3%A3o-de-Mercadorias.aspx
6.3) SITUAÇÃO DA NOTA
📌 Para verificar a situação das notas (se retidas ou liberadas), é necessário realizar a Consulta de Termo de Retenção de Notas que está disponível no efisco, em: Tributário >> Transportadoras>> Terminal Multimodal >> Consulta de Termo de Retenção de Notas
📌 PASSOS A SEGUIR
Na Consulta de Termo de Retenção de Notas:
https://efisco.sefaz.pe.gov.br/sfi_trb_gof/PRManterTermoFielDepositario
-Informe o número do Termo e clique em LOCALIZAR
-Depois é só clicar em DETALHAR para verificar a situação das notas no termo (última coluna): Nessa consulta também é possível imprimir o TRN-e em formato PDF, bastando clicar na caixa
Imprimir Termo:
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- Clique em Detalhar - > para verificar a situação das notas - - Clique em Imprimir Termo -> para imprimir o Termo ou arquivar em formato PDF
Problemas técnicos – não processamento do MDF-e
Em caso de não processamento do MDF-e após 1 (uma) hora da sua autorização, verificar os procedimentos a seguir dos itens 7 e 8.
7) MDF-e Não Processado - com todos os documentos
O MDF-e pode não ser processado em virtude da demora da transmissão do documento para SEFAZ-PE. Se isso acontecer, a situação dele será: “Não Processado" ou “Tempo de processamento excedido".
Para resolver o problema é necessário seguir procedimento abaixo:
◼ 7.1 Realizar a consulta do MDF-e, disponível no efisco, em: Tributário >> Transportadoras>> Terminal Multimodal >> Consultar MDF-e (é necessário entrar no e-Fisco com certificado digital ou conta GOV.BR):
https://efisco.sefaz.pe.gov.br/sfi_trb_gof/PRConsultarMdfe
◼ 7.2 Clicar na situação do MDF-e e verificar se todos os documentos estão na SEFAZ-PE.
Os documentos na SEFAZ estarão na cor azul e os que não estiverem na SEFAZ-PE estarão na cor vermelha.
◼ 7.3 Se todos os documentos estiverem com SEFAZ-PE, aparecerá a caixa REPROCESSAR. Você deve clicar nessa caixa para o sistema realizar uma nova tentativa de processar a carga do MDF-e.
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8) MDF-e Não Processado com documento faltando
O MDF-e pode não ser processado pela ausência do documento na SEFAZ-PE. Se isso acontecer, o MDF-e ficará com a situação “Não Processado – Falta de Documento":
Para resolver o problema é necessário seguir procedimento abaixo:
◼ 8.1- Realizar a consulta do MDF-e, disponível no efisco, em: Tributário >> Transportadoras>> Terminal Multimodal >> Consultar MDF-e (é necessário entrar no e-Fisco com certificado digital ou conta GOV.BR):
https://efisco.sefaz.pe.gov.br/sfi_trb_gof/PRConsultarMdfe
◼ 8.2- Clicar na situação do MDF-e e verificar se todos os documentos estão na SEFAZ-PE.
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Os documentos na SEFAZ estarão na cor azul e os que não estiverem na SEFAZ-PE estarão na cor vermelha;
◼ 8.3- Se existir documentos na cor vermelha (faltando), aparecerá a caixa “ANEXAR DOCUMENTOS FALTANTES" para que seja feito o “Upload" dos documentos:

OBS: Verifique o formato dos arquivos no item 8.5
Desta forma, será possível completar o MDF-e e em seguida clicar na caixa REPROCESSAR, para o sistema reprocessar a carga.
◼ 8.4- Deve ser feito incialmente o “upload" dos arquivos com Conhecimentos de Transporte – CTe's. Após a incorporação destes, verifique se ainda falta alguma Nota Fiscal (NF-e) e, em caso afirmativo, faça um novo “upload";
◼ 8.5- Serão aceitos para “upload" apenas arquivos seguindo as seguintes regras:
- - Arquivo compactado no formato ZIP;
- - O Zip deverá ter apenas arquivos XML;
- - Os XML's deverão ser apenas NFe's ou CTe's pertencentes no MDFe;
- - Os XML's deverão conter o documento eletrônico e o protocolo de autorização (proc).
◼ 8.6 - Caso não seja possível realizar o “upload" e o reprocessamento do MDF-e, este poderá ser apresentado a SEFAZ PE através do Terminal Multimodal.
O terminal atende por e-mail: terminalaero@gmail.com