DOWNLOAD DO ARQUIVO XML DAS NF-e EMITIDAS E RECEBIDAS PELO CONTRIBUINTE EM AMBIENTE DE PRODUÇÃO
✔️REQUISITOS
- Para realizar a consulta, é necessário acessar o eFisco usando o certificado digital da empresa ou o certificado (ou conta gov.br) do sócio ou do contador da empresa, cadastrado no e-fisco. Sendo o sócio, este deve constar na SEFAZ como RESPONSÁVEL PERANTE A SEFAZ.
Conforme § 5º do Decreto 31612/2008 "o emitente e o destinatário das mercadorias deverão manter em arquivo digital a NF-e, pelo prazo estabelecido na legislação para a guarda dos documentos fiscais, devendo ser apresentada à SEFAZ, quando solicitada".
Com esta ferramenta, o contribuinte poderá acompanhar as NF-e por ele emitidas e recebidas e efetuar o download do arquivo XML das NF-e de forma segura e arquivá-lo.
- Use o navegador de internet google chrome.
✔️PASSOS
Acesse o eFisco e siga os passos abaixo:
TRIBUTÁRIO >> Notas Fiscais, Declarações e Guias >> Documentos Fiscais Eletrônicos >> Download de NF-e - ambiente de produção
◼ Selecionando “EMITENTE" (NF-e Emitidas pelo Contribuinte)
Estarão relacionadas nesta consulta todas as NF-e autorizadas do Contribuinte.
Informar os parâmetros:
• Data Inicial e Data Final
• CNPJ ou I.E (não é necessário inserir ambos)
• Clicar no botão Consultar
Importante:
• Se empresa emitiu NF-e em Contingência DPEC ou em Formulário de Segurança e ainda não transmitiu para SEFAZ, esta NF-e NÃO constará na relação.
• As NF-e emitidas em Contingência tem que ser transmitidas para a SEFAZ, assim que cessarem o problemas técnicos que o fizeram entrar em contingência.
◼ Selecionando "DESTINATÁRIO" ( NF-e Destinadas ao Contribuinte) :
Estarão relacionadas nesta consulta todas as NF-e destinadas à empresa, sejam elas operações intermunicipais ou interestaduais.
Orientamos que efetuem a pesquisa pelo CNPJ da empresa destinatária, devido aos fornecedores das NF-e utilizarem ainda a inscrição antiga, ou ISENTO e desta forma a relação das Nfe estaria incompleta.
Informar os parâmetros ;
• Data Inicial e Data Final
• CNPJ ou I.E (não é necessário inserir ambos) *Orientamos que façam a pesquisa pelo CNPJ da empresa destinatária, pois alguns fornecedores ainda usam a inscrição antiga ou ISENTO.
• Clicar no botão Consultar - Abrirá uma planilha com a relação das NFe do período solicitado com as colunas contendo: Chave de acesso, CNPJ Emitente, I.E. Emitente, CNPJ Destinatário, IE Destinatário, Nota , Série , Situação ( Autorizada ou Cancelada **) e Download.
**Observação: Ao efetuar o download de uma NFe CANCELADA, o contribuinte terá que baixar os dois arquivos, um da autorização e o outro do Cancelamento Homologado.
• A última coluna é o DOWNLOAD da NF-e
Importante:
Não estarão nesta listagem as NF-e emitidas em contingência DPEC ou Formulário de Segurança que ainda não foram transmitidas para a SEFAZ.
Outras formas de consulta :
1. Inserir apenas Chave de acesso ( caso o contribuinte tenha a chave de acesso da NF-e emitida, porém não possui o arquivo XML, neste caso não é necessário o preenchimento do intervalo das datas)
2.Inserir a série e o número da NF-e ( neste caso não é necessário o preenchimento do intervalo das datas, se NF-e estiver autorizada ou cancelada, irá constar na consulta)
◼ DEMAIS INFORMAÇÕES
As informações descritas acima estão descritas no item 13 do Guia de Procedimentos da Nota Fiscal Eletrônica, publicado no site da SEFAZ, em SERVIÇOS >> Nota Fiscal Eletrônica >> Guias e Procedimentos >> NF-e Guia De Procedimentos (05-08-2015)