A Gestão por Competências é uma das ferramentas mais modernas em gestão do capital humano, caracterizando-se como uma tendência em empresas, de qualquer porte ou segmento, que reconhecem o valor que as pessoas e suas competências têm para seu resultado final.
A Gestão por Competências, em síntese, consiste em estabelecer os objetivos e metas a serem alcançados pela organização e, depois, identificar e corrigir a lacuna entre as competências necessárias para a concretização dos resultados e as competências internas disponíveis.
 
 

Vantagens básicas da Gestão por Competências

Dentre os benefícios extraídos de sua utilização, observa-se que a metodologia permite:
 
Para a instituição
  • Instrumentalização dos gestores para gerir melhor sua equipe.
  • Cumprimento dos objetivos institucionais.
  • Ampliação da produtividade do servidor.
Para o Servidor
  • Desenvolvimento de Competências.
  • Promover a satisfação pessoal no serviço público.
Para a Sociedade
  • Sociedade melhor atendida em função dos melhores resultados obtidos.

 

 

 

Objetivos

Conduzir os colaboradores para atingirem as metas e os objetivos da organização através de suas competências técnicas e comportamentais. A partir do aprimoramento dos talentos das pessoas, busca-se atingir mais resultados para a instituição, ao mesmo tempo em que promove maior satisfação para os servidores (Leme, 2009).
 
Para mais informações acesse: http://gestaoporcompetencias.sefaz.pe.gov.br