A Gestão por Competências é uma das ferramentas mais modernas em gestão do capital humano, caracterizando-se como uma tendência em empresas, de qualquer porte ou segmento, que reconhecem o valor que as pessoas e suas competências têm para seu resultado final.
A Gestão por Competências, em síntese, consiste em estabelecer os objetivos e metas a serem alcançados pela organização e, depois, identificar e corrigir a lacuna entre as competências necessárias para a concretização dos resultados e as competências internas disponíveis.
Vantagens básicas da Gestão por Competências
Dentre os benefícios extraídos de sua utilização, observa-se que a metodologia permite:
Para a instituição
- Instrumentalização dos gestores para gerir melhor sua equipe.
- Cumprimento dos objetivos institucionais.
- Ampliação da produtividade do servidor.
Para o Servidor
- Desenvolvimento de Competências.
- Promover a satisfação pessoal no serviço público.
Para a Sociedade
- Sociedade melhor atendida em função dos melhores resultados obtidos.
Objetivos
Conduzir os colaboradores para atingirem as metas e os objetivos da organização através de suas competências técnicas e comportamentais. A partir do aprimoramento dos talentos das pessoas, busca-se atingir mais resultados para a instituição, ao mesmo tempo em que promove maior satisfação para os servidores (Leme, 2009).