Logon

História da SEFAZ

​Fundada em 21 de setembro de 1891, com a publicação da Lei nº 6, a inicialmente denominada Secretaria de Finanças de Pernambuco tinha como objetivo disciplinar a receita e a despesa do Estado, além de prover os recursos necessários à sua manutenção. O primeiro titular da pasta foi o padre Afonso de Albuquerque e Melo. A instituição centenária, já intitulada também Secretaria de Estado dos Negócios da Fazenda de Pernambuco, atravessou diversos momentos políticos e históricos do Brasil, aumentando ou diminuindo seu campo de atuação conforme a realidade da época.

Nos últimos 124 anos, 54 secretários já administraram a Secretaria da Fazenda de Pernambuco (Sefaz-PE). Alguns, inclusive, comandaram a pasta mais de uma vez. Destaque para Miguel Arraes de Alencar que assumiu pela primeira vez em 1948, ficando até 1950, e novamente em 1959.  Outros só geriram as contas públicas por alguns dias, como o Major Benedito Cezar Rodrigues, secretário da Fazenda durante 22 dias em 1937.

Entre os secretários que já passaram pela Casa estão aqueles que fizeram história. É o caso de José do Rego Maciel, procurador fiscal que esteve à frente da instituição de 1939 a 1945, a mais longa gestão, e deixou, sem dúvida, umas das maiores heranças para os fazendários: o prédio sede da Sefaz-PE.  Em meio a um momento histórico conturbado (regime centralizador e autoritário da Era Vargas), Maciel se adequou e, mesmo sofrendo forte oposição de grupos mais conservadores, mandou construir um edifício moderno e funcional.

Edifício esse, que de tão moderno, durante o primeiro mandato de Miguel Arraes (mais precisamente em 1948), encheu os olhos do pintor Cícero Dias. O artista modernista pernambucano, que residia em Paris e estava de férias em sua cidade natal, o Recife, decidiu dar de presente a Pernambuco os primeiros murais abstratos da América Latina e escolheu o então novo prédio da Fazenda, famoso por ter linhas arquitetônicas de Le Corbusier, para abrigar oito painéis.

Outros momentos marcantes da Sefaz-PE, como a informatização dos processos e rotinas de trabalho ainda no início da década de 1960, podem ser conferidos no livro Um século de história, disponibilizado abaixo para download. A obra, lançada em 1991 por ocasião das comemorações dos 100 anos da Sefaz, relata, com base em bibliografia, documentação e depoimentos, os grandes momentos políticos e históricos do primeiro centenário da Fazenda.

Através do livro de Manuel Correia de Andrade é possível acompanhar a história da instituição ­– que em 2016 completará 125 anos – não só em suas estruturas e ações internas, mas na sua integração à ação administrativa dos vários governos estaduais e o seu relacionamento com outras secretarias e com a sociedade em geral.

 

  
  

​​​​