Estratégia é a arte de aplicar com eficácia os recursos de que se dispõe ou de explorar as condições favoráveis para alcançar determinados objetivos. O Planejamento Estratégico de uma organização é um modelo gerencial que diz respeito à formulação de objetivos para definir as ações que serão priorizadas em um determinado tempo, cuja execução deverá apresentar resultados almejados, levando em conta as condições internas e externas. Logo, ele deve considerar premissas básicas, como a missão e a visão de futuro, para que o modelo tenha coerência e sustentação.

A Secretaria da Fazenda de Pernambuco implantou seu modelo de gestão baseado no planejamento estratégico e na avaliação de resultados, por meio do uso das metodologias como o PDCA (Plan-Do-Control-Action) e o Balanced Scorecard (BSC). Um “scorecard" é composto por perspectivas, objetivos, indicadores e iniciativas, sendo a mais importante entrega a formulação do Mapa Estratégico, que é um instrumento para apresentar de forma clara e simples os insumos que nortearão os rumos da organização. 

O mapa estratégico auxilia a descrever e traduzir os desafios em objetivos estratégicos consistentes e norteadores do cumprimento da missão e do alcance da visão de futuro. Ao final de cada gestão, a Sefaz realiza a revisão do Mapa Estratégico com o objetivo de se adequar ao cenário interno e externo e aos novos desafios, sempre alinhado ao Mapa Estratégico do Governo do Estado.

Em 2020, a Secretaria da Fazenda de Pernambuco implementou um novo ciclo estratégico, com novos objetivos estratégicos, nova estrutura de fiscalização, atendimento e cobrança e um tesouro mais moderno, eficiente e atuante. O Planejamento Estratégico 2020-2023 buscou construir um roteiro para que a SEFAZ-PE pudesse cumprir sua missão e alcance sua visão de futuro, a partir do entendimento da cadeia de valor, dos pontos fortes e fracos dos processos de trabalho e da análise de oportunidades de aumento de receita e redução de despesas.

Em 2024 inicia-se o novo Planejamento Estratégico, para o período de 2024-2027. A principal mensagem a ser passada pela nova Estratégia é a mudança de paradigma na relação fisco-contribuinte. Além de fortalecer as estruturas de atendimento ao contribuinte, a SEFAZ está construindo uma nova referência de confiança e diálogo com a sociedade pernambucana, aperfeiçoando sua postura orientativa e trazendo mais facilidade e transparência aos processos.

Para isso, passa a adotar o conceito da pirâmide de risco para instituir uma nova forma de atuação da administração tributária, oferecendo um tratamento tributário adequado aos diferentes perfis de contribuintes, contribuindo para a melhoria do ambiente de negócios no Estado e estimulando o cumprimento espontâneo das obrigações tributárias e a autorregularização.​