​​​​​​​​​​​​​​O ICD (Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de quaisquer Bens ou Direitos), como é denominado em Pernambuco, é um Imposto Estadual devido por toda pessoa física ou jurídica que receber bens (móveis ou imóveis) ou direitos como herança (em virtude da morte do antigo proprietário) ou como doação. 

- Para maiores informações, consulte o item "Perguntas e Respostas"

- Para tomar a ciência do processo, consulte o item "Ciência do Lançamento


Atendimento do ITCMD/ICD

📍 Local de Atendimento – ITCMD / ICD

​O local do atendimento varia conforme o endereço do imóvel.


🏙️
Imóveis localizados na Região Metropolitana do Recife 

Que compreende os municípios de Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Igarassu, Abreu e Lima, Camaragibe, Cabo de Santo Agostinho, Goiana, São Lourenço da Mata, Araçoiaba, Ilha de Itamaracá, Ipojuca, Moreno e Itapissuma.

➡️ O atendimento é feito pela Gerência de ICD, de forma presencial (das 8h às 12h30) e as dúvidas podem ser direcionadas ao e-mail: icd@sefaz.pe.gov.br.

⚠️ Importante:

📧O e-mail icd@sefaz.pe.gov.br deve ser utilizado apenas para dúvidas e solicitações referentes a bens ou processos localizados em municípios da Região Metropolitana do Recife
Se o bem ou o processo pertencer a outro município, o atendimento deve ser feito diretamente na ARE correspondente (veja mais abaixo).

📍 Endereço da Gerência de ICD

Edf. San Rafael – 3º andar - Av. Dantas Barreto, 1186 – Bairro de São José, Recife – CEP 50020-904

Horário: 8h às 12h30

👉 Antes de comparecer, é necessário agendar o atendimento no Portal da SEFAZ-PE: Acesse o banner Agende seu Atendimento, selecione a unidade ICD/UICD e escolha o serviço desejado.

🏢​Caso tenha dificuldade para agendar, o contribuinte pode comparecer presencialmente à unidade, retirar ficha de atendimento no gerenciador de fila e aguardar o atendimento.
-Para saber como realizar Agendamento para Atendimento no ICD -🔗 Clique aqui 

Serão distribuídas 50 fichas por dia
       - 30 para atendimento presencial
       - 20 para agendamentos realizados pelo portal


 

 

🏘️ Imóveis localizados em outras regiões do Estado

O atendimento é feito exclusivamente nas Agências da Receita Estadual (AREs), das 8h às 13h.

📎 Confira o endereço e contato de cada ARE neste link oficial:
🔗 https://www.sefaz.pe.gov.br/Servicos/Paginas/endereco_das_ARES.aspx


Em caso de dúvidas ligue para as regionais que atendem seu município:

🟩 II Região Fiscal (Sede Caruaru)  - telefones: (81) 3719-9245 , (81) 3719-9232 , (81) 3719-9235 , (81) 3719-9236, (81)3719-9239 , (81) 3719-9249

🟧​ III Região Fiscal (Sede Petrolina) - telefone: (87) 3866-6461​






Abertura do Processo de ICD

A abertura dos processos de ICD - Inventário e ICD - Doação devem ser feitas através do Portal de Atendimento (https://atendimento.sefaz.pe.gov.br), em: ITCMD (Inventário e Doação >> Abertura de Protocolo. Em seguida, verifique a aba que corresponde ao serviço e município onde o bem está localizado.

◼ ICD Região Metropolitana e I RF: Doação
◼ ICD Região Metropolitana e I RF: Inventário

◼ ICD Regional Caruaru - II RF: Doação
◼ ICD Regional Caruaru - II RF: Inventário

◼ ICD Regional Petrolina - III RF: Doação
◼ ICD Regional Petrolina - III RF: Inventário​


Importante: Os processos devem ser direcionados a região onde está localizado um dos bens constantes no processo, conforme relação abaixo:
https://www.sefaz.pe.gov.br/Servicos/ICD/Paginas/municipios_icd.aspx

Se o processo possuir mais de um bem, localizados em municípios de regionais diferentes, escolha o local de atendimento de sua preferência, desde que esteja relacionado ao endereço de um dos bens constantes no processo.​

Todos os formulários do ICD podem ser obtidos aqui:
https://www.sefaz.pe.gov.br/Servicos/ICD/Paginas/formularios-para-impressao.aspx

 

A solicitação é feita pelo Protocolo Digital, no Portal de Atendimento (em: Abertura de Protocolo Digital) - https://atendimento.sefaz.pe.gov.br/