Estratégia é a arte de aplicar com eficácia os recursos de que se dispõe ou de explorar as condições favoráveis para alcançar determinados objetivos.

 

O Planejamento Estratégico de uma organização é um modelo gerencial que diz respeito à formulação de objetivos para definir as ações que serão priorizadas em um determinado tempo, cuja execução deverá apresentar resultados almejados, levando em conta as condições internas e externas. Logo, ele deve considerar premissas básicas, como a missão e a visão de futuro, para que o modelo tenha coerência e sustentação.

 

Desta forma, a Secretaria da Fazenda de Pernambuco implantou seu modelo de gestão baseado no planejamento estratégico e na avaliação de resultados, por meio do uso das metodologias como o PDCA (Plan-Do-Control-Action) e o Balanced Scorecard (BSC).

 

A mais importante entrega do BSC é a formulação do Mapa Estratégico, que é um instrumento para apresentar de forma clara e simples, os insumos estratégicos que nortearão os rumos da organização. Auxilia a descrever e traduzir seus desafios em objetivos estratégicos consistentes e norteadores do cumprimento da missão e do alcance da visão de futuro.

 

Ao final de cada gestão, a Sefaz realiza a revisão do Mapa Estratégico com o objetivo de se adequar ao cenário interno e externo e aos novos desafios, sempre alinhado ao Mapa Estratégico do Governo do Estado.

Doze Unidades da Sefaz (Diretorias e Superintendências), também têm seu planejamento representado por Mapas Estratégicos, todos alinhados ao da organização. Os mapas podem ser visualizados neste Portal​. ​