Logon

Sefaz-PE promove encontro cultural de Educação Fiscal

O evento premiou os melhores trabalhos desenvolvidos na disciplina de Educação
Fiscal

 Encontro Cultural de Educação Fiscal.jpg

Foto: Diretoria de Comunicação | DICOM


    A Secretaria da Fazenda de Pernambuco realizou na quinta-feira (27/06) o "Encontro Cultural de Educação Fiscal". O evento, que aconteceu no auditório da Escola Fazendária (Esafaz), teve como objetivo promover, valorizar e premiar os melhores trabalhos desenvolvidos por alunos da disciplina eletiva de Educação fiscal das Escolas Integrais da Prefeitura da Cidade do Recife, oportunizando a discussão sobre a importância social do tributo e despertando sua participação no acompanhamento do gasto público como forma de efetivo exercício da cidadania.

    Os trabalhos artísticos apresentados no evento foram os vencedores na seleção realizada no período de 04 a 19/06, nas sete escolas integrais participantes e envolveu 203 alunos e professores da disciplina eletiva de Educação Fiscal. Na ocasião, participaram cerca de cem pessoas, entre autoridades, técnicos, gestores das escolas municipais, professores, alunos vencedores da seleção realizada e convidados. Estiveram presentes, o secretário Executivo de Coordenação Institucional da SEFAZ-PE, Ronaldo Acioly, a superintendente de Gestão de Pessoas, Ana Paula Xavier, e a diretora da Esafaz, Juliana Guimarães. A Comissão Julgadora dos trabalhos de Educação Fiscal foi composta por Ana Alaíde Pinheiro, pelo Tribunal de Contas de Pernambuco - TCE, Mariana Accioly, pela Controladoria Geral da União - CGU, Maria Luciana da Silva, da Secretaria da Controladoria Geral do Estado - SCGE, Evanilson de Sá, da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, Douglas Pinto, da Secretaria de Educação da Prefeitura do Recife e Ana Cláudia Leimig, pela SEFAZ-PE, como Presidente.

   Para o desenvolvimento dos trabalhos, foram definidos temas, abordados pelos alunos e professores, entre eles a função social dos tributos, o retorno dos tributos para a sociedade; a preservação do patrimônio público, combate ao vandalismo; a importância da nota fiscal; sonegação fiscal; acompanhamento e fiscalização das contas públicas. A escola vencedora, EMTI- Nadir colaço, recebeu troféu, impressora e um computador. Os alunos e a professora receberam medalhas e brindes, entregues pelo secretário Executivo de Coordenação Institucional da SEFAZ.
O segundo lugar foi a EMTI - Dom Bosco. Já em terceiro ficou o EMTI - Reitor João Alfredo e em quarto lugar, EMTI Pedro Augusto, que foram contemplados com brindes.

    A gerente do Programa de Educação Fiscal da SEFAZ, Ana Cláudia Leimig, registrou que o maior benefício desse encontro "passa pelo fortalecimento e ampliação das discussões sobre Educação Fiscal nas escolas, como forma de construir uma consciência voltada ao exercício da cidadania ativa, na busca por um mundo mais próspero e socialmente mais justo".

Escolas Participantes: 

Escola Municipal de Tempo Integral - EMTI - Nadir Colaço

Tema: Função social dos tributos


EMTI - Dom Bosco

Tema: Sonegação Fiscal


EMTI - Reitor João Alfredo

Tema: A Importância da Nota Fiscal


EMTI - Pedro Augusto

Tema: Função social dos tributos


EMTI - Professor José da Costa Porto

Tema: A Importância da Nota Fiscal


EMTI - Divino Espírito Santo

Tema: A Importância da Nota Fiscal


EMTI - Professor Nilo Pereira

Tema: A Importância da Nota Fiscal

 

Texto extraído do Boletim de Notícias SEFAZ - PE

Data: 12/07/2019