Logon

Prefeitura de São Lourenço da Mata conquista segunda colocação no Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2018

CONTROLADOR-MIRIM-CRÉDITO-VICTOR-PATRÍCIO-4.jpg

Foto: Victor Patrício

O projeto Controlador Mirim, realizado com o objetivo de incentivar os estudantes da rede municipal de ensino de São Lourenço da Mata sobre a importância do controle social e administração pública, desenvolvido pela Controladoria Geral do Município (CGM), conquistou a segunda colocação do Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2018, concorrendo ao Oscar da Cidadania Fiscal, na categoria Instituições, sendo o único representante de Pernambuco.

Direcionado aos estudantes do ensino fundamental, o Controlador Mirim foi iniciado no mês de agosto, com a participação de oito escolas municipais buscando capacitar os jovens, incentivando-os e demonstrando a importância da participação na consolidação dos controles sociais derivados de ações eficientes, em prol da cidadania e dos valores morais e éticos. Durante a execução do programa foram eleitos 10 jovens por escola, sendo nomeados Controladores Mirins, que participaram de atividades que incentivassem a construção ética, como arrecadação de alimentos para doarem à instituições carentes; participaram de reuniões onde discutiram possíveis melhorias que poderiam ser realizadas nas escolas, como a preservação do ambiente; e finalizaram com apresentações teatrais demonstrando todo o conhecimento adquirido ao longo do programa.

CONTROLADOR-MIRIM-CRÉDITO-VICTOR-PATRÍCIO-3.jpg CONTROLADOR-MIRIM-CRÉDITO-VICTOR-PATRÍCIO-1.jpg

                                                     Foto: Victor Patrício                                                       Foto: Victor Patrício

Segundo o controlador geral do município, Felipe Silva, a premiação é um incentivo para continuar desenvolvendo projetos que estimulem o senso de responsabilidade nos estudantes. “Foi uma surpresa muito gratificante receber o prêmio junto com outras grandes iniciativas, estamos muito felizes com o reconhecimento. Só temos a agradecer as nossas crianças e jovens que se dedicaram durante meses e conseguiram absolver tudo o que explicamos. Não temos palavras para definir o sentimento ao ver tantos estudantes com discernimento fiscal.”, explicou.

CONTROLADOR-MIRIM-CRÉDITO-VICTOR-PATRÍCIO-2.jpg

                                                                                                                    Foto: Victor Patrício

A premiação, promovida pela Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), em parceria com a Escola de Administração Fazendária (Esaf) e o com o Programa Nacional de Educação Fiscal (Pnef), foi realizada na quarta-feira (28), na Embaixada da Espanha, em Brasília, e contou com a presença dos 14 finalistas de todas categorias. O programa Controlador Mirim, da Prefeitura de São Lourenço da Mata, foi o único projeto de Pernambuco a concorrer ao Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2018, disputando na categoria Instituições com mais três finalistas.


​Texto extraído do site da Prefeitura de São Lourenço da Mata - PE

Autora: Cynthia Barbosa

Fotos: Victor Patrício/SECOM

Link do texto original: http://slm.pe.gov.br/prefeitura-de-sao-lourenco-da-mata-conquista-segunda-colocacao-no-premio-nacional-de-educacao-fiscal-2018/