Logon

Programa de Educação Fiscal comemora 20 anos

O Programa de Educação Fiscal de Pernambuco, coordenado pela Gerência de Educação Fiscal da Secretaria da Fazenda, que tem como objetivo compartilhar conhecimentos sobre a origem, a aplicação e o controle dos recursos públicos, celebrou seus 20 anos de existência com uma série de palestras proferidas durante a 1ª Conferência Estadual de Educação Integral e Profissional, realizada nos dias 25 e 26 de julho no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Ao todo, 110 professores participaram das apresentações relacionadas à Educação Fiscal.

 

As palestras foram feitas por integrantes do Grupo Estadual de Educação Fiscal, composto por servidores da Sefaz-PE, Ministério Público de Pernambuco, Secretaria da Controladoria Geral do Estado, Controladoria Geral da União e Tribunal de Contas de Pernambuco. Além deles, o professor Salatiel Costa, vinculado à Prefeitura do Recife, compartilhou suas experiências enquanto ministrador da disciplina na rede municipal.

                             20180726_110447.jpg

Ao todo, foram realizadas sete palestras com os temas "20 anos do Programa de Educação Fiscal", "Cidadania: um antídoto contra a corrupção", "Sonegação Fiscal", "Acesso à informação como instrumento de cidadania", "O papel do controle externo no combate à corrupção e à sonegação", "A importância da participação da sociedade no combate à corrupção", e "Transparência Pública". As apresentações foram feitas na Unidade Móvel de Fiscalização, cedida pela Diretoria de Operações Estratégicas da Sefaz-PE.

 

Durante a ocasião, a servidora fazendária Teresinha Silva foi homenageada pelos 20 anos de serviços prestados na Gerência de Educação Fiscal. Já o auditor aposentado Antônio Neto declamou um cordel escrito para comemorar os 20 anos do programa. Por sua vez, o responsável técnico da Unidade Móvel de Fiscalização, Pedro Tafuri, falou da importância da ministração da disciplina para os estudantes. "A relação do Fisco com a sociedade é muito maior do que o simples ato de cobrar e pagar impostos. Precisamos disseminar o conceito de cidadania fiscal e devemos despertar no cidadão o sentimento de que também são parte do desenvolvimento do Estado", afirmou Tafuri.

        CAPA - Cordel - 20 anos de Educação Fiscal.jpg20180726_120951(1).jpg

No evento, a coordenadora do Programa de Educação Fiscal em Pernambuco, Ana Cláudia Leimig, destacou que Pernambuco é referência no cenário nacional por ter introduzido temas de Educação Fiscal no currículo escolar das escolas de referência, alcançando cerca de 130.000 alunos todo ano.