​A sede do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (CIRA-PE), órgão que congrega a Secretaria da Fazenda (Sefaz-PE), o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), a Procuradoria Geral do Estado (PGE) e a Secretaria de Defesa Social (SDS) foi palco da Primeira Reunião Anual, que marcou importantes definições para a atuação do comitê no biênio 2025/2026.

Durante o encontro, foi assinada a versão oficial do Regimento Interno do CIRA-PE, estabelecendo formalmente as diretrizes de funcionamento e atuação do comitê. Além disso, os membros realizaram a escolha da nova presidência do CIRA, elegendo, por unanimidade, o Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Dr. José Paulo Cavalcanti, para liderar o órgão nos próximos dois anos.

Também foram definidos os novos coordenadores da força-tarefa permanente operacional do CIRA, com a nomeação do Dr. José Maria como Coordenador e do Dr. Paulo Mozart como Secretário-Geral. Essa força-tarefa tem como missão ampliar a mediação tributária para a recuperação de créditos fiscais e intensificar o combate a crimes de natureza tributária e fraudes fiscais estruturadas.

O Secretário da Fazenda, Wilson de Paula, ressaltou que o encontro foi fundamental para definir o planejamento do CIRA para 2025.  “Hoje alinhamos as diretrizes do Comitê Operacional, que agora trabalhará para colocá-las em prática, enquanto o Comitê Diretivo acompanhará de perto essa execução ao longo do ano. Temos metas financeiras importantes, com foco no combate ao crime organizado, além de outras ações estratégicas já definidas pelo Comitê Operacional, que serão implementadas nos próximos meses. O CIRA segue atuando com plena dedicação para fortalecer a recuperação de ativos e o enfrentamento às fraudes fiscais", destacou.

Além das escolhas dos novos gestores, a reunião foi fundamental para a definição das diretrizes estratégicas que nortearão as ações do grupo operacional, reforçando o compromisso do CIRA-PE com a recuperação de ativos e a integridade do sistema tributário estadual.