O Governo de Pernambuco marcou presença no 28º Torneio Leiteiro de São Pedro do Cordeiro, realizado no município de Pedra, no Agreste pernambucano. Representado pela Secretaria da Fazenda  (Sefaz-PE)e pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca (SDA), o Estado reforçou seu compromisso com o setor produtivo do leite, que tem grande importância para a economia local.

Pernambuco é omaior produtor de leite do Nordeste, com 27 municípios compondo a bacia leiteira, do Agreste ao Sertão. São cerca de 60 mil produtores responsáveis por uma produção diária de aproximadamente 3,8 milhões de litros de leite. Pedra tem se consolidado como o maior produtor de leite do Estado, e o torneio deste ano comprovou a força desse setor, com participação recorde de 103 animais inscritos.

O evento acontece em um momento de fortalecimento da cadeia produtiva do leite em Pernambuco. Desde o início de 2024, uma série de incentivos fiscais tem impulsionado a competitividade da produção local, como:

 

✅ Crédito presumido de 95% sobre o saldo devedor do ICMS nas saídas de produtos industrializados com leite, desde que 90% do insumo seja adquirido de produtores pernambucanos;

✅ Isenção de ICMS sobre a venda interna de produtos derivados do leite, como queijo, requeijão e doce de leite, quando fabricados artesanalmente por produtores rurais;

✅ Isenção do ICMS na saída interestadual de leite in natura para o Estado de Alagoas.

Durante a visita ao torneio, o Secretário da Fazenda, Wilson José de Paula destacou a relevância da participação do Estado no evento e reafirmou o compromisso de Pernambuco com o setor leiteiro.

“O Governo de Pernambuco reconhece a importância da bacia leiteira para a economia do Estado e está empenhado em fortalecer o setor por meio de políticas públicas que incentivem a produção e agreguem valor aos produtos locais. A presença do Estado no Torneio Leiteiro de São Pedro do Cordeiro reforça esse compromisso com os produtores rurais, que são fundamentais para o desenvolvimento do Agreste e Sertão pernambucano, afirna Wilson de Paula."

​O torneio encerrou no domingo (26) com um recorde histórico para a cidade de Pedra e para o Brasil: a produção de 109,5 kg de leite em apenas duas ordenhas, superando o recorde nacional anterior e consolidando ainda mais a força da pecuária leiteira do município. Este feito demonstra além dos incentivos fiscais dados pelo Estado, bem como os investimentos na genética animal, em equipamentos de qualidade.