Em mais um ano consecutivo, o Estado de Pernambuco atinge a liderança nacional de Qualidade de Informação Contábil e Fiscal. O levantamento foi divulgado nesta quarta-feira (19), pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e confere o conceito máximo, nota A, no indicador ao desempenho para a gestão fiscal de Pernambuco.

O indicador da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal do Siconfi, é uma atribuição de notas para o desempenho, onde aponta que o estado de Pernambuco vem evoluindo ano a ano e crescendo na pontuação. Dos 153 itens avaliados, o estado obteve um percentual de acertos superior a 95%. Os quatro indicadores importantes são: a Gestão de Informação (no sistema contábil); a Gestão de informação contábil; a Gestão de informação fiscal e o Cruzamento das informações contábeis com os demonstrativos da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), neste ultimo, Pernambuco teve 100% de aproveitamento.

De acordo com o secretário da Fazenda, Wilson José de Paula, o resultado reflete um trabalho de melhoria, consistência e superação de cumprimento dos requisitos. "A nota significa qualidade e compromisso da Gestão Contábil e Fiscal do Estado, demonstrando transparência, credibilidade e, confiabilidade. Este ano de 2024, esta nota passará a ser um dos critérios de avaliação da Capacidade de Pagamento (Capag), o que significa um "+" à nota da Capag?, explica o secretário da Fazenda, Wilson José de Paula .

O secretário afirma ainda, que a conquista destes selos de qualidade para as finanças públicas de Pernambuco são resultados da gestão da governadora Raquel Lyra e do empenho de sua equipe do Tesouro, na Sefaz.​​