A Secretaria da Fazenda de Pernambuco (Sefaz-PE) e a Secretaria estadual de Educação e Esportes (SEE) firmaram parceria e assinam na manhã desta terça-feira (03), o protocolo de interesse mútuo para promover ações relacionadas à Educação Fiscal, cidadania e consciência social, no âmbito de suas competências, visando ao desenvolvimento de projetos, programas e atividades conjuntas.

Este acordo visa integrar o tema da Educação Fiscal ao currículo escolar, com o objetivo de conscientizar os estudantes sobre a importância dos tributos, da cidadania fiscal e do controle social dos gastos públicos.

Para o secretário da Fazenda, Wilson José de Paula a oportunidade desta parceria com a Secretaria de Educação é fundamental, pois será uma forma de levar o conhecimento e apresenta uma nova forma de enxergar a questão fiscal do estado de Pernambuco, seja pelo ponto de vista da despesa ou da receita. “Estamos retomando as atividades da Educação Fiscal em Pernambuco e esse trabalho faz com que se tenha cidadãos comprometidos com a sustentabilidade fiscal e que entenda como é o processo de arrecadar e o processo de se gastar, e com isso ajudar a construir um Pernambuco mais forte, uma sociedade consciente, com as pessoas conscientes da questão fiscal", ressalta Wilson de Paula.  

O protocolo prevê uma capacitação para 138 professores e 16 técnicos em todo o Estado, visando prepará-los para o ensino da Educação Fiscal de forma transversal nas escolas públicas estaduais. O treinamento que terá início no dia 5 de setembro acontece de forma online e as aulas serão ministradas pelo Auditor Fiscal, Paulo Galdino até o próximo dia 18 de outubro.

Com a finalidade de oferecer formação e conscientização da comunidade escolar sobre o exercício da cidadania fiscal, o projeto chegará a 125 escolas da capital ao sertão pernambucano.  Com essa integração, o estado de Pernambuco reforça seu compromisso com a educação de qualidade, formando jovens mais informados e conscientes de seu papel na sociedade.

De acordo com a secretária executiva de Desenvolvimento da Educação, Tárcia Silva, é uma alegria ter essa retomada da Educação Fiscal no âmbito da secretaria de Educação e, ao mesmo tempo, um grande desafio. “A gente tem a necessidade de discutir a Educação Fiscal com nossos estudantes, mas a gente tem também o compromisso com os nossos professores. A educação fiscal e financeira é um grande desafio, vivemos em um país de endividados, então quanto mais cedo com o pouco dinheiro que a gente tem, a gente ter essa consciência de como gastar, fica mais fácil entender o compromisso social e fiscal", salientou.​