Durante os dias 25 e 26 de abril, a Secretaria da Fazenda (Sefaz-PE) participou das ações do Segurança Integrada com os Municípios (SIM), que aconteceram no Cabo de Santo Agostinho, o primeiro munícipio a participar da união de esforços de instituições federais, estaduais e municipais para o enfrentamento da violência e criminalidade. As ações fazem parte do programa Juntos Pela Segurança do Governo de Pernambuco e têm por objetivo ampliar a cooperação entre as instituições e o trabalho das forças policiais, no âmbito preventivo e operacional.

A ação no Cabo de Santo Agostinho foi conduzida pela Diretoria de Operações Estratégias (DOE) da Sefaz-PE e teve como objetivo realizar diligências em 30 contribuintes nos segmentos de Supermercados, Atacadista, Transportadoras e Varejista. Foram lavrados três autos de apreensão de mercadorias sem comprovação fiscal e avaliadas em, aproximadamente, R$ 285,5 mil. Além disso, foram lavrados dois autos de infração por uso de equipamentos de venda sem autorização do Fisco, o que gerou uma multa no valor de R$ 11mil.  Nestes dois dias, a  fiscalização contou, ainda, com o envolvimento da Polícia Militar e  da Delegacia de Crimes Contra a Ordem Tributária (DECCOT).

Atividade Educativa – Dentro desse contexto, a Secretaria da Fazenda também atuou com ações educativas. Por meio da gerência do Programa de Educação Fiscal e da Escola Fazendária, levou para os alunos da escola municipal Prefeito Eronides Francisco Soares, em Pontezinha, uma palestra sobre a Educação Fiscal, cujo tema “A importância da Educação Fiscal para se ter mais educação, segurança e outros serviços públicos" foi debatido entre os presentes. De acordo com o palestrante, o auditor fiscal, Paulo Galdino, é questão de cidadania a sensibilização e participação da sociedade na importância dos tributos e a relevância no controle dos  gastos públicos para uma melhor qualidade dos serviços públicos prestados à sociedade.​