O secretário da Fazenda de Pernambuco, Décio Padilha, realizou apresentação do Relatório de Gestão Fiscal do 2º Quadrimestre de 2022 à Comissão de Finanças, Orçamento e Tributação da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco. O deputado e presidente Aluísio Lessa exaltou os números e a importância do trabalho de Décio Padilha e equipe SEFAZ-PE.

Como resultado de um ajuste fiscal eficiente, o secretário da Fazenda, Décio Padilha, apresentou os números relativos à situação econômica do estado. Com previsões positivas para os próximos dois anos, Pernambuco terá uma relevante capacidade de captar recursos através de empréstimos de até R$ 7,45 bilhões, gerando investimentos na área de infraestrutura.

Nos últimos quatro anos, com o programa de ajuste fiscal, foram cortados cerca de R$ 1,4 bilhão no custeio da máquina, como custos de consultoria, locações de imóveis e veículos e combustível e contratos terceirizados. A redução da dívida pública foi de mais de 30% sobre sua Receita Corrente Líquida, de 52,3% para 21,5%. Em 28 anos, de acordo com os dados históricos, é o menor endividamento encontrado no estado.

Provando a consolidação do programa de ajuste fiscal, Pernambuco voltou a ter a classificação Capag B (Capacidade de Pagamento), classificação dada pelo Tesouro Nacional de melhoria no rating fiscal nacional. Ainda no mês passado, o governo do estado pôde contrair a primeira operação de crédito com um pool de bancos privados, no valor de R$ 800 milhões. O consórcio é formado pelos bancos Itaú, Santander e o Banco de investimentos ABC.

Outro dado relevante é que Pernambuco tem o menor endividamento da série histórica de 30 anos. Com apenas de 21,4% diante da Receita Corrente Líquida, o resultado do segundo quadrimestre de 2022 é expressivo, uma vez que o limite estabelecido na Lei de Responsabilidade Fiscal é de 200% da receita corrente líquida.

Décio Padilha destacou que a próxima governadora já partir de janeiro terá condições de formatar um programa de governo com uma robustez muito maior. "O ajuste fiscal foi feito para ter o aumento da capacidade de investimento, isso faz com que o próximo governador ao tomar pose já tenha disponíveis R$3,45 bilhões em investimentos garantidos pelo tesouro nacional" afirmou.

O encontro aconteceu de forma virtual e está disponível no canal de YouTube da Assembleia Legislativa de Pernambuco: https://youtube.com/channel/UCkyG4rLP-0_83lgIS38LXiQ