Entre os dias 9 e 12 de dezembro, Pernambuco foi palco da 77ª edição do Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais (Encat). O evento, que reuniu representantes fiscais de todo o Brasil, promoveu debates sobre o futuro da gestão fiscal, a Reforma Tributária e outras pautas estratégicas para o país.
A abertura do encontro contou com as boas-vindas do Coordenador Geral do Encat, Luiz Dias, e dos anfitriões pernambucanos: Cristiano Aragão, coordenador da Administração Tributária da Secretaria da Fazenda, e o secretário da Fazenda de Pernambuco, Wilson de Paula. Na sequência, o secretário apresentou as principais entregas da gestão nos últimos dois anos, destacando avanços na administração tributária estadual.
Um dos momentos de destaque do evento foi a apresentação realizada pelas auditoras fiscais de Pernambuco, Luiza Luna e Juliana Araújo. Elas detalharam o funcionamento do Painel de Monitoramento do Comércio Eletrônico - EC 87/2015, uma ferramenta essencial para a gestão fiscal do comércio eletrônico.
O segundo dia do Encat foi dedicado às discussões técnicas, com reuniões de trabalho sobre Documentos Fiscais IBS/CBS, novos fatos geradores, arrecadação e soluções para o split payment do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). Ao final, os participantes realizaram a eleição para a Coordenação Geral do Encat.
O evento foi encerrado pela secretária executiva de Gestão da Fazenda, Stephanie Pereira que reforçou a importância das iniciativas discutidas e destacou o papel de Pernambuco na construção de soluções inovadoras para a gestão fiscal brasileira.