A Secretaria da Fazenda de Pernambuco (SEFAZ-PE) informa que, a partir do dia 1º de maio de 2025, os endereços de e-mail das Agências da Receita Estadual (AREs) serão desativados. Dessa forma, não será mais possível realizar atendimentos por essa via.

A medida faz parte do processo de modernização dos canais de atendimento da SEFAZ-PE, com foco na digitalização dos serviços, maior controle das demandas e mais agilidade para os cidadãos.

A partir dessa data, os contribuintes devem utilizar exclusivamente os canais oficiais da Secretaria, conforme orientações abaixo:

Entrada de processos e requerimentos

Todos os processos e requerimentos devem ser realizados por meio do Portal de Atendimento da SEFAZ-PE:

🔗 www.atendimento.sefaz.pe.gov.br

              •            Assuntos relacionados a Veículos (IPVA/ICMS):

Selecione a opção “Veículos (IPVA/ICMS)" e, em seguida, escolha o serviço desejado.

              •            Demais serviços:

Selecione “Protocolo Digital" e clique em “Abertura de Protocolo".

Caso não encontre o assunto específico, utilize a opção “OUTROS".

 
Esclarecimento de dúvidas

 

O cidadão pode esclarecer dúvidas relacionadas aos procedimentos da Sefaz por meio dos canais do TeleSefaz, exclusivamente por mensagens de texto:

              •            📱 WhatsApp: (81) 98494-1555

              •            💬 Chat: www.sefaz.pe.gov.br

              •            🤖 Telegram: @pe_sefaz_bot

              •            ☎ Telefones: 0800 285 1244 ou (81) 3183-6401

 

Ouvidoria

 

Para reclamações, elogios, denúncias, sugestões ou solicitações gerais, acesse a Ouvidoria da Sefaz:

🔗 www.ouve.pe.gov.br

 

A SEFAZ-PE reforça o compromisso com a melhoria contínua dos seus serviços e orienta a todos os contribuintes a atualizarem seus canais de contato com a Secretaria.