O primeiro dia do Pensar Brasil – Diálogo sobre trabalho, desenvolvimento e futuro, promoveu uma discussão aprofundada sobre as relações trabalhistas, o crescimento econômico e os desafios que o país enfrenta e enfrentará para crescer. Nesta quinta-feira (12), o evento que aconteceu no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, contou com a participação de pré-candidatos à Presidência da República. Ciro Gomes (PDT), André Janones (Avante) e Pablo Marçal (Pros), que fizeram uma análise da conjuntura política e econômica e apresentaram suas propostas. A reforma tributária foi o tema central em mesa do evento. e para os brasileiros, e desdobramentos da tributação sobre a renda, o consumo e a folha de pagamentos.

O Pensar Brasil foi criado pelo Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União (Sindilegis), pelo Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário e do MPU no DF (Sindjus), pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ) e pela Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo (Fecomerciários-SP). O evento continua nesta sexta-feira (13), a partir das 9h.

Em sua apresentação, Décio Padilha citou o acordo histórico em que os 27 secretários de fazenda elaboram uma proposta de Reforma Tributária, referenciada pelos Governadores. “Reformar a tributação do consumo é fundamental por conta do ambiente de negócios que está deteriorado, o manicômio tributário completo e a economia 5.0, com o comércio digital tomando 11,6% do varejo tradicional",  enfatizou.​