O Governo de Pernambuco conquistou, pela segunda vez consecutiva, o primeiro lugar na categoria Solução em Gestão Fiscal da 30ª edição do Prêmio Tesouro Nacional de Finanças Públicas, promovido pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). A premiação foi entregue na última segunda-feira (8), em Brasília, consagrando Pernambuco como referência nacional em inovação e eficiência na administração das finanças públicas.
A iniciativa premiada é o projeto “Leilão de Dívidas no PEF de Pernambuco: Inovação para o Equilíbrio Fiscal", uma solução construída de forma integrada pelas equipes da Secretaria da Fazenda de Pernambuco (Sefaz-PE), Secretaria de Administração (SAD), Secretaria da Controladoria Geral do Estado (SCGE), Procuradoria Geral do Estado (PGE), , Secretaria de Planejamento (Seplag) e IASSEPE. A proposta se destacou pela solidez técnica, maturidade institucional e impacto real no fortalecimento do equilíbrio fiscal do Estado.
Para o secretário da Fazenda, Flávio Mota, o reconhecimento reafirma o alto nível da gestão pública pernambucana.
“O Prêmio do Tesouro Nacional constitui uma das mais elevadas honrarias do país no campo da gestão fiscal. Ele atesta, de forma categórica, a excelência da execução fiscal dos Estados e reconhece soluções que se destacam pela inovação, consistência técnica e impacto real nas finanças públicas. Não se trata de um prêmio trivial: é um selo de qualidade concedido pela própria instituição responsável por zelar pelo equilíbrio fiscal da União e dos entes subnacionais. Ao recebermos essa distinção pelo segundo ano consecutivo, reafirmamos a capacidade técnica das nossas equipes, o nível de coordenação entre os órgãos do Governo de Pernambuco e o compromisso inegociável com a boa gestão e com o equilíbrio fiscal. Cumprimos uma meta do nosso PEF, com absoluta excelência", destacou.
A equipe do Governo de Pernambuco esteve em Brasília para apresentar oficialmente a solução à comissão julgadora do prêmio. A apresentação foi liderada pelo auditor fiscal da Sefaz-PE, Paulo Galdino, autor da proposta. Também participaram da premiação do projeto os coautores Douglas Rodrigues (IASSEPE) e Lenilson de Mello (SAD). Integram ainda o grupo de autores Flávio Mota, Ricardo da Costa, Felipe de Castro, Surama Alves, Bruno Cintra e Guilherme Alexandre.
Além de reconhecer boas práticas, o Prêmio Tesouro Nacional valoriza experiências que inspiram novas políticas públicas e ampliam o debate sobre o uso responsável, transparente e eficiente dos recursos públicos. Com o bicampeonato, Pernambuco consolida seu protagonismo no cenário nacional da gestão fiscal moderna e inovadora.