◼ ORIENTAÇÃO PARA CADASTRAMENTO DO PROCESSO DE DOAÇÃO DE VEÍCULO OU VALOR EM ESPÉCIE - Feito pelo Cidadão/Contribuinte
A Secretaria da Fazenda do Estado de Pernambuco informa que é possível realizar todo o processo de doação em espécie (moeda corrente nacional) ou doação de veículos (emplacados no estado de PE) através do e-Fisco – ARE VIRTUAL, de forma online, com agilidade e sem burocracia.
Para isso, basta seguir as orientações abaixo.
⚠️ATENÇÃO:
📌 Antes de iniciar o preenchimento da solicitação, esteja de posse das seguintes informações:
- a) Nome completo;
- b) Documento de Identificação (CPF ou CNPJ) dos envolvidos;
- c) Endereços válidos, com CEP.
📌 Ao concluir o cadastro e acionar o botão "PRÓXIMO", será gerado o número de protocolo, que deverá ser guardado para simples consulta, alteração através do botão "ANTERIOR" ou conclusão do procedimento, mediante avaliação e cálculo do imposto devido.
📌 Para a geração do DAE, é necessário concluir a avaliação e o cálculo.
◼ PASSO A PASSO
Para efetuar o cadastramento, deve-se realizar os acessos na seqüência abaixo:
1-Acesssar o e-Fisco:
https://efisco.sefaz.pe.gov.br/sfi_com_sca/PRMontarMenuAcesso
2-Selecional a aba Tributário

3-Clicar na caixa Heranças e Doações

4- Clique na opção Cadastro de Processo e, em seguida: Cadastro de Processo Online

5-Leia atentamente as informações da tela -> depois clique em Próximo;
6-Preencha os dados do interessado, conforme tela, e procurador (se houver) -> depois clique em Próximo;

7- Informe a data da doação -> depois clique em Próximo;
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8- Informe os dados do Doador -> depois clique em Próximo;
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9- Informe os dados do Adquirente -> depois clique em Próximo;
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10- Selecione o tipo do bem MÓVEL e, em seguida selecione a Classificação: Veículo ou Espécie.

10.1 – Se selecionar Veículo: deve preencher a placa do veículo;
10.2 – Se selecionar Espécie: informar qual o valor a ser doado.
11- EMISSÃO DO DAE
Depois basta concluir o cadastro e gerar o DAE para pagamento. A emissão do DAE para pagamento está disponível no e-Fisco, em: Tributário à Heranças e Doações à Pagamento à Emissão de DAE ICD (preencha o número do processo, clique em Localizar e, em seguida, Emitir DAE)
12- EMISSÃO DO DEMONSTRATIVO DE QUITAÇÃO
O Demonstrativo de Quitação estará disponível para ser impresso dentro do prazo máximo de 48 horas após o pagamento do DAE.
Passos para emissão do demonstrativo: e-Fisco à Tributárioà Heranças e Doações à Emissão do Demonstrativo de Quitação.
Importante: Para emissão do demonstrativo, preencha os campos corretamente:
- Número do protocolo: digite o número do processo
- Doador: digite o CPF do Doador
- Adquirente: digite o CPF do Adquirente
Depois de efetuar o preenchimento de todos os campos, clicar em "Localizar" e , em seguida, "Emitir".
◼ INFORMAÇÕES IMPORTANTES
1- Só pode cadastrar um doador, um adquirente e um bem por processo.
2- Não é possível parcelar o pagamento;
3- Este processo é de responsabilidade do contribuinte/cidadão. Sendo assim, é importante conferir se toda informação fornecida está correta, pois o cálculo do sistema é efetuado de acordo com os dados inseridos.
4- Depois de gerado o protocolo, você terá a opção de concluir o cadastramento em outro momento. Antes disso, qualquer informação preenchida será perdida;
5- Quando o processo estiver deferido, não será possível fazer mais alterações. Se tiver dúvidas, entre em contato com icd@sefaz.pe.gov.br.
6- Você também pode cadastrar doações presencialmente.
7- Este serviço, disponibilizado pela internet, ainda não está disponível para outros tipos de doação e herança (transmissão causa mortis), ou seja, não pode ser utilizado para:
▪️ Para lançar tributos de natureza Causa Mortis
▪️ Por doador ou donatário com domicilio fora do País.
▪️ Para lançar doações de bens diferentes de: espécie (moeda corrente nacional) ou Veículos.
▪️ Para lançar doações de veículos com cadastro incompleto no sistema do IPVA. Neste caso, ao inserir a placa, não estando o veiculo apto a apuração da Base de calculo, o contribuinte será DIRECIONADO para solicitar o lançamento do tributo a SEFAZ PE, através do PRT digital.
◼ DÚVIDAS:
a) Consultar legislação disponível e/ou "PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O ICD", no site da SEFAZ - https://www.sefaz.pe.gov.br/Servicos/ICD/Paginas/Perguntas-e-Respostas.aspx
b) Enviar e-mail para icd@sefaz.pe.gov.br
c) Entrar em contato com o TELESEFAZ