​Em mais uma ação com o objetivo de combater a sonegação fiscal no Estado, a Secretaria da Fazenda de Pernambuco, por meio da Diretoria Geral de Operações Estratégicas (DOE) em conjunto com a Secretaria de Defesa Social (Polícia Civil / DPRIE e DECCOT), deflagrou na última terça-feira (14) a “Operação Camisa 12", uma operação de repressão aos crimes de venda ilegal de produtos falsificados pelas torcidas organizadas no Estado.

Mesmo consideradas extintas pela Justiça desde 2022, as investigações indicaram que os criminosos atuavam na comercialização e venda ilegal de produtos falsificados sem a emissão de notas fiscais e o recolhimento dos impostos. Nos cinco pontos de venda, alvo dos mandados de busca e apreensão domiciliar, foram apreendidas diversas mercadorias irregulares que utilizavam as marcas dos três principais e clubes de futebol de Pernambuco sem a autorização das agremiações.

Nos locais, os Auditores Fiscais apreenderam sete maquinetas de cartão de crédito, em situação irregular, utilizadas para a venda da mercadoria. De acordo com o gerente de Operações Especiais da Sefaz, Antônio Emery, os créditos tributários gerados nos três Autos de Infração somam mais de R$35 mil reais a serem pagos pelos infratores. “Todo o material apreendido será inutilizado por se tratar de produto ilegal", explica Emery. Os suspeitos foram autuados pelos crimes contra a propriedade intelectual e sonegação fiscal.

De acordo com as investigações, a comercialização dos produtos ilegais pelas torcidas organizadas financiava viagens de seus membros, compra de material explosivo, detonadores, além de outros artefatos para fabricação de bombas caseiras utilizados em ações violentas durante jogos dos times de futebol.

O objetivo da Operação Camisa 12, é desarticular a Associação Criminosa voltada à prática dos crimes contra propriedade intelectual de organizações esportivas e de sonegação fiscal.

O trabalho em conjunto da SEFAZ e SDS resulta, direta e indiretamente, na melhoria da qualidade de vida da população, uma vez que beneficia o bom torcedor que adquire produtos em conformidade, ajudam seus clubes na arrecadação.