​A Secretaria da Fazenda de Pernambuco (Sefaz/PE), através do trabalho desenvolvido pela Assessoria Especial de Controle Interno (AECI), foi avaliada com o Nível 5 (máximo) no Indicador de Adequação ao Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Estadual (IAS), em 2023. O índice foi criado pela Secretaria da Controladoria Geral do Estado (SCGE-PE) para medir a eficiência dos gastos públicos.

O índice considera 30 especificidades diferentes, que são consolidados em três dimensões: Aprendizado, Atuação e Conformidade. A última avaliação de 2023, aconteceu na Reunião Técnica de encerramento da SCGE-PE, em dezembro. Na oportunidade, foi realizada a apresentação do resultado final dos IAS. Na ocasião, foram entregues os "Certificados de Nível 5" aos Controles Internos Estaduais que alcançaram tais resultados no ano. Assim, dentre os 60 itens de controles internos das diversas instituições estaduais avaliados pela SCGE, destaca-se que, apesar de recém-instituída, a Assessoria Especial de Controle Interno da Sefaz-PE já se encontra no seleto grupo de adequação máxima dentre suas coirmãs.

Entre os trabalhos desenvolvidos pela Assessoria no âmbito da Sefaz-PE estão, entre outros, desenvolver a Gestão de Riscos, monitorar as demandas e a implantação das recomendações e determinações dos Órgãos de Controle, coordenar a Prestação Anual de Contas ao Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), monitorar os resultados alcançados pelo Programa de Qualidade do Gasto (PQG), fomentar a melhoria da governança nas contratações públicas exigidas pela Lei Federal nº 14.133/2021, além de apoiar as ações relacionadas à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), à Lei de Acesso à Informação (LAI), e ao Programa Pernambuco mais Íntegro (PPMI).​