O secretário da Fazenda, Wilson José de Paula e a secretária adjunta da Fazenda, Stephanie Pereira participaram na manhã desta segunda-feira (15), da abertura do 7º Congresso Pernambucano de Municípios, promovido pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). O evento que já se consolidou como o maior do Nordeste e um dos maiores do país, teve, este ano, como tema principal “O rumo e a eficiência na gestão pública" e acontece até a terça-feira(17), no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções de Pernambuco.

A abertura contou com a presença dos ministros de Pesca e Agricultura, André de Paula, de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, de senadores pernambucanos, os prefeitos de Olinda, Lupercio e, do Recife, João Campos, além deputados federais e estaduais, além da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra e os secretários estaduais Mariana Melo (Mulher), Amanda Aires (Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo), Simone Nunes (Desenvolvimento Urbano e Habitação), Fabrício Marques (Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional), Diogo Bezerra (Mobilidade e Infraestrutura), Zilda Cavalcanti (Saúde), Wilson José de Paula (Fazenda), Túlio Vilaça (Casa Civil), Almir Cirilo (Recursos Hídricos e Saneamento) e Fernando Holanda (Assessoria Especial e Relações Internacionais); o diretor-presidente da Adepe, André Teixeira; os prefeitos e prefeitas dos municípios.

Durante a abertura, a chefe do Executivo estadual anunciou a publicação de decreto que estabelece o cofinanciamento para educação infantil e o ensino fundamental em tempo integral para os municípios. A norma será publicada na edição do Diário Oficial desta terça (16). O lançamento do edital para a construção do primeiro lote de 50 novas creches será publicado ainda no primeiro semestre.

Em seu discurso, a gestora elencou algumas das ações do Estado que beneficiam os municípios. "Um dos desafios do nosso estado é a cobertura de vaga de creche e a ampliação do ensino fundamental para nossos jovens. Por isso, anunciamos o lançamento do edital até o dia 30 de abril do primeiro lote de 50 novas creches e já assinamos o decreto que prevê o cofinanciamento para educação infantil e o ensino fundamental para que o estado colabore financeiramente com os municípios", disse. Raquel Lyra ainda destacou a importância do evento.